FAQ


o CCL

O CCL pertence a uma rede de franquias?

Não, o Centro Cultural e Linguístico não faz parte duma franquia. O CCL é uma instituição autônoma e independente. Promover e ensinar o idioma inglês é o principal componentes das suas atividades.


Matrículas e Nivelamento

O que é necessário para fazer a minha matrícula?

Dados pessoais do aluno (nome, data de nascimento, RG e CPF) bem como endereço completo. No caso de menores de 18 anos, serão solicitados os dados dos pais ou responsáveis.

A matrícula pode ser feita presencialmente ou por telefone. Recomendamos que você faça uma identificação de nível gratuitamente para que encontre um curso que melhor se encaixe nas suas necessidades.
Esta identificação de nível é muito importante, pois ela mostra onde o conhecimento do aluno se localiza dentro do conteúdo do CCL, de acordo com o CEFR, um guia que divide os níveis de conhecimento das línguas.


Como faço a minha identificação de nível?

Poderá ser feita pelo site ou na unidade de sua preferência. Ela é realizada através de:

  • uma entrevista;
  • exercícios escritos (normalmente online) e;
  • uma redação


    A duração da identificação de nível varia de acordo com o conhecimento de cada candidato, mas dura, em média, de 30 minutos a 1 hora.

Sou iniciante. Preciso fazer a identificação de nível?

Sim, pois existem dois pontos de início no curso que variam de acordo com o conhecimento do aluno.

Pois depende da exposição que o aluno teve na escola regular ou em viagens, etc. O aluno pode começar o curso no CCL no estágio Starter, que é indicado para iniciantes absolutos ou que precisam de mais tempo de prática oral para sedimentar o seu domínio de base.


Quando se iniciam as matrículas?

As matrículas podem ser feitas o ano todo pois existem cursos começando em diferentes épocas do ano. Consulte nosso calendário no site, na nossa fanpage do facebook  ou pelo telefone 17 3641 20 29para verificar as datas de início das aulas.


As Aulas

O professor fala só inglês na classe?

Sim, pois o CCL estimula a comunicação em inglês em todos os níveis para que, desde o início,o aluno aprenda a lidar de uma forma natural com o idioma. Para facilitar a compreensão deste novo idioma, o professor faz uso de situações contextualizadas e vocabulário adequado ao estágio em questão. Em pouco tempo e naturalmente os alunos adquirem confiança e também passam a se comunicar só em inglês.


Quando começam as aulas?

O início das aulas varia de acordo com a sua opção de turma. Verifique as datas em nosso calendário. Os preços, locais e datas de inscrição dos cursos e exames podem ser obtidos na recepção.


Há atividades extra-classe para a prática do inglês?

Sim. O CCL organiza várias atividades extra-classe gratuitas para os alunos praticarem mais inglês. Aulas extras de conversação e gramática (sem custo adicional) são programadas durante o semestre, além dum plantão de dúvidas e reforço com dia e horários fixos toda semana.


Tem reposição de aulas caso o aluno faltar?

Não. Não há reposição de aulas pois sabemos que uma aula nunca é igual a outra. Então no caso da falta o aluno perderá não só o conteúdo passado mas também as oportunidades de interação passadas na aula perdida. Porém, se caso seja necessário faltar, você receberá toda a orientação do seu professor para recuperar o que foi perdido em termos de conteúdo programático.


Haverá reposição de aulas no caso de feriados ou falta do professor?

Nosso calendário é planejado para que haja um número fixo de aulas, ou seja, os feriados são levados em conta.

No caso de ausência do professor, ele será substituído por um outro professor que dará prosseguimento à matéria, evitando que os alunos percam a aula. Apenas num caso extremo a aula poderá ser cancelada e marcada pra uma data que seja conveniente para os alunos.


Descontos e Convênios

Tenho um filho que estuda no CCL. Há algum desconto para o meu outro filho?

Sim. Temos um desconto de 2% para cada membro da mesma família


O CCL tem convênio com empresas?

Sim. O convênio CCL é um programa de ensino desenvolvido especialmente para atender às necessidades do mercado corporativo. Nossos professores são capacitados e recebem treinamento contínuo, aliamos o ensino de inglês com qualidade às facilidades que todas empresas precisam para garantir o aperfeiçoamento profissional de seus funcionários.


Os Cursos

Quanto tempo vou demorar para aprender a falar inglês?

Isso depende de vários fatores, tais como: o quanto você já sabe de inglês, qual a freqüência do seu contato com o idioma, qual seu objetivo pessoal no aprendizado da língua inglesa, etc.

Se você ingressar no primeiro módulo para adultos, você precisará de dois anos para adquirir conhecimentos suficientes para conversas no dia-a-dia, no trabalho e no lazer. Após três anos você obterá maior fluência para atuar em reuniões, falar ao telefone ou discutir assuntos mais complexos. Esse tempo pode ser diminuído de acordo com a dedicação do aluno. Além disso, oferecemos também cursos intensivos que podem reduzir esse tempo pela metade.


Como funciona a estrutura de cursos do CCL?

Os cursos regulares são divididos em módulos semestrais (regulares) ou bimestrais (intensivos). Cada módulo tem 38 aulas, conforme abaixo:

  • Young Learners - cursos para crianças do 1º ao 4 º do ensino fundamental
  • Teens - cursos para crianças e adolescentes no ensino fundamental II
  • Your Way Teenager - cursos para adolescentes no Ensino médio
  • Your Way Adults - cursos para adultos

O CCL oferece plantão de dúvidas?

Sim. Você pode esclarecer suas dúvidas com nossos professores especialmente treinados, temos um plantão de dúvidas (inclusive online) que atende aos alunos nos dias de semana.


O CCL ensina gramática?

Os nossos cursos desenvolvem todas as habilidades necessárias para que você possa se comunicar no idioma: a conversação, a leitura e a escrita. Com ênfase em conversação. Os assuntos abordados em sala de aula tratam do dia-a-dia dos alunos e a gramática é apresentada através de situações cotidianas, funcionando como um dos componentes do curso.


Como são as provas do CCL?

As provas do CCL testam o uso da língua, isto é, o uso apropriado de gramática e vocabulário em contextos comunicativos, através das habilidades de:

  • Compreensão Oral
  • Leitura
  • Gramática e vocabulário
  • Produção oral
  • Produção Escrita

As provas acontecem ao final do primeiro bimestre e ao final do curso.


Onde posso comprar os livros para o meu curso?

Os livros adotados pelo CCL podem ser encontrados nas principais livrarias. Você também poderá adquirir o material na secretaria da escola. também poderá escolher uma livraria da sua preferencia. Abaixo uma lista com algumas delas:




Inglês Britânico ou Americano?

O CCL ensina o inglês britânico?

Não. Existem muitos outros países, além da Inglaterra, que adotam o inglês como língua oficial. O CCL oferece aos alunos a possibilidade de vivenciar outros sotaques e pronúncias, através de nossas aulas e material de suporte (livros, áudio e vídeo) proveniente de várias localidades.


Qual a diferença entre o inglês britânico e o americano?

As maiores diferenças entre o inglês britânico e o americano estão na pronúncia e no vocabulário. A ortografia também difere em algumas palavras, mas as diferenças gramaticais são mínimas.


É possível comunicar-se com um americano usando inglês britânico?

Claro. Apesar das diferenças no uso de vocabulário e na pronúncia, a língua é basicamente a mesma. Se você fala inglês e quiser ter uma idéia das diferenças, acesse os links aqui no nosso portal.