Garantia de aprendizado?

Postado na Sábado, 22 de Julho de 2017



Garantia de aprendizado
Por Schütz, Ricardo. 


Qualquer promessa ou garantia de proporcionar fluência em determinado tempo, é enganosa por natureza, uma vez que o ritmo de desenvolvimento de proficiência em língua estrangeira pouco depende do método de ensino empregado. Depende, isto sim, do tempo de exposição à língua (em ambientes naturais e autênticos de comunicação), bem como do talento individual de cada pessoa. 
Além disso, o próprio conceito de aprendizado ou fluência é extremamente vago. Para iniciantes, significa alcançar qualquer nível intermediário que possibilite uma comunicação simples sobre assuntos concretos e cotidianos; para outros que já alcançaram este objetivo, certamente fluência significa muito mais, e para definir os diferentes níveis existem testes de proficiência como o TOEFL, por exemplo.

Portanto, o máximo que uma escola pode garantir é que procura oferecer as condições ideais para que o aprendiz desenvolva sua proficiência e deve explicar os porquês. Qualquer promessa além disto é enganosa e desonesta.

O CCL estabelece padrões altos e sérios na programação de seus cursos, e se necessário faz uma descrição detalhada para os pais, instituições de ensino, empresas e afins, correlacionada com o Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas, CEFR, para que saibam o que foi estudado durante o tempo em que o aluno estudou inglês conosco.




"Como Escolher um Programa de Inglês." English Made in Brazil <http://www.sk.com.br/sk-como.html>. Online. 26 de julho de 2014.